Diferença entre BANHADO a ouro e FOLHEADO a ouro 💍


Quando é folheada a ouro, aplica-se sobre a peça uma camada de ouro ou prata, e então, com uma forte compressão, essa camada irá aderir ao objeto em questão.
Quando é banhado a ouro, o metal base é mergulhado em uma solução de ouro, que para liga- los utiliza-se uma corrente elétrica através de processo chamado galvanoplastia. Nessa técnica, o metal nobre é transportado e depositado na superfície das peças brutas que estão sendo tratadas.

A espessura do banho depende do tempo da imersão da peça no ouro, sendo um indicativo de qualidade das semijoias. De tal forma que quanto mais milésimos de ouro tiver, maior a durabilidade da peça. Na Pisciê utilizamos de 10 milésimos de ouro, que é considerada de excelente qualidade. Se não, vejamos:

Banhado a ouro

O banho de ouro possibilita que as semijoias tenham o mesmo aspecto das joias, por isso é muito comum (e nós adoramos) quando são usadas juntas. Isso porque a superfície de ambos são iguais, o que difere é o interior. Enquanto a joia só é constituída de ouro 18k como dito anteriormente, a semijoia também contém uma parte de metal menos nobre, que recebe camadas intermediárias de cobre, bronze, prata e paládio. Muitas vezes, em sua produção é comum utilizarem o níquel, mas pode ficar tranquila que aqui na Pisciê não utilizamos o níquel na fabricação, e eu vou te explicar o porque!